Quando alguém deseja se comunicar usa a fala, gestos e expressões para ser ouvido para ser visto e entendido, assim são as pessoas e também os animais. Sem ao menos o artista falar, conseguimos compreendê-lo através de suas obras, é assim com a música, poemas, e tantas outras formas de expressão. Até mesmo quando nossos bichinhos de estimação fazem gestos os entendemos.
Com tantas coisas do dia a dia o trabalho, a faculdade, os problemas em casa para serem resolvidos... você está tendo tempo para ouvir a Deus? E assim consegues entendê-lo, e compreender as formas com que Deus usa para falar com você? Temos a aptidão de ouvir e falar, mas desde crianças somos treinados antes de tudo a falar, e com o tempo falamos mais do que ouvimos. Para ouvir a Deus é preciso treino (oração) e intimidade, assim nos pequenos sinais que Deus nos coloca a todo instante e que passa despercebido, aquele que tem intimidade com Deus consegue compreendê-Lo.
Só consegue interpretar a obra do artista quem possui sensibilidade para decifrar o que o artista quer transmitir, só é possível compreender o que o outro sente quem tem intimidade para na mesma intensidade e com a mesma linguagem sentir o que passa em seu coração. Isso é a comunicação da alma. É preciso ter sensibilidade de espírito e coração íntimo com Deus para entender os sinais com que Deus nos comunica.
Deus fala no silêncio da oração e no barulho das ondas do mar, no fechar dos olhos ao adormecer, no abrir das flores, no agito das folhas pelo vento, na calmaria que dar ao ouvir o cantar dos pássaros, nas vezes quando com o coração angustiado abrimos a bíblia e encontramos uma passagem que traz consolo, quando chega ao final do dia e lembramos-nos do comecinho em que estava dando tudo errado e no fim deu tudo certo.
Sinais... eis a linguagem de Deus!