Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, infundiu nele o espírito de vida e o destinou à felicidade. Deus inscreve na humanidade a vocação ao amor. O amor é, portanto, a fundamental e originaria vocação do ser humano. Deus, ao criar, estabelece um plano maravilhoso de harmonia, paz e amor para o ser humano.Criou-nos em harmonia perfeita: Com ele; numa relação pessoal, intima e permanente; Com os outros; numa relação de justiça, verdade e serviço; Conosco mesmos; com segurança, paz e domínio próprio; Com toda a criação; sendo livres e não escravos das coisas deste mundo.
1. DEUS O AMA PESSOALMENTE PORQUE É SEU PAI
Deus ama a cada um pessoalmente, com um amor especial, de acordo com a necessidade de cada um. Desde o ventre de sua mãe Ele te conhecia e te amava (Jr. 1,4-10). Ele chama você pelo nome e diz: “nada temas, te resgato. Eu te chamo pelo nome. Nada temas te resgato, és meu” (Is. 43,1-7), Deus o ama simplesmente porque Ele é seu Pai. Deus o ama simplesmente porque você é filho dele. Ele diz a cada um no mais profundo ser: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei” (At. 13,33), e ainda: ‘Tu és meu filho amado, no qual ponho as minhas complacências’(Mt. 3,17).
2. DEUS O AMA INCONDICIONALMENTE PORQUE É AMOR
“Deus é amor” (1Jo. 4,8). Deus não impõe a você nenhuma condição para amá-lo. Simplesmente o ama como você é neste momento. Não importa o que você foi no passado, o que seja hoje ou o que será no futuro: Deus ama você, simplesmente porque ele é amor. Não existe nada pelo que Deus deixara de amá-lo. Nada do que você fez diminuiu o amor de Deus por você e nada do que você fará irá diminuir o amor de Deus por você. Deus te ama com amor de eternidade.(Jr. 31,3). Está escrito em Isaias 54,10: “mesmo que as montanhas mudem de lugar e as colinas se abalem, jamais o meu amor abandonará você”. Deus ama você com suas qualidades e não deixa de amar por causa dos seus defeitos. Ele não ama você pelo que você faz e sim pelo que você é: seu filho amado. Não precisa colocar máscaras frente a ele. Ele ama você de uma maneira incondicional porque Ele é amor.
3. DEUS QUER O MELHOR PARA VOCÊ PORQUE VOCÊ É SEU FILHO
Deus ama você como você é e esta neste momento, mas você é feliz assim? Deus quer a sua realização total, sua felicidade. Deus tem um plano para sua vida, que fez com toda a sabedoria e amor e que só você pode desfrutar. O plano de Deus é sempre melhor do que o nosso. Como o céu excede a terra, assim o plano de Deus para a sua vida (Is. 55,9). O plano de Deus supera de muito o que você imagina ou pode pensar para o seu próprio bem: “Coisas que os olhos não viram nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem para os que o amam”(1Cor. 2,9).
4. DEUS O AMOU PRIMEIRO
Deus o ama e só pede que você creia em seu amor, confie no plano dele mais que no seu. Pede que você se deixe amar por Ele e não tanto que você o ame. Ele quer que você experimente o seu amor por você. Antes de você buscar a Deus, Ele já te buscava, amava e te atraia. “O amor consiste não em que amemos a Deus, mas em que Ele nos amou primeiro”. (1Jo. 4,10) Buscamos a Deus e queremos amá-lo, mas ninguém pode amá-lo sem antes ter experimentado o seu amor. Paremos e desejemos ardentemente ser alcançados por Ele, por seu amor.
5. CONCLUSÃO
Uma das provas mais simples de que Deus nos ama é a vida que nos dá a cada instante. “Se Deus deixasse de pensar em nós um só instante que seja, cairíamos no nada” (Kierkegaard – filósofo existencialista). Deus cria por amor e se alegra pela sua criação (Sf. 3,17). Quando nos perdemos, enviou o Seu filho, por amor, para nos salvar (Jo. 3,16-18). E agora, porque nos ama, quer nos dar o Espírito Santo para restaurar a nossa dignidade filial e para vivermos como irmãos em comunidade (Jo. 7,37; At. 1,8).