Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

AMAR NÃO É FÁCIL...

 Não se ama por ser fácil, ama-se porque é preciso! 


Se amar fosse fácil, não haveria tanta gente amando mal, nem tanta gente mal-amada.
Se amar fosse fácil, não haveria tanta fome, nem tantas guerras, nem gente sem sobrenome.
Se amar fosse fácil, não haveria crianças nas ruas sem ter ninguém, nem haveria orfanatos, porque as famílias serenas adotariam mais filhos, nem filhos mal concebidos, nem esposas mal-amadas, nem mixês, nem prostitutas. E nunca ninguém negaria o que jurou num altar, nem haveria divórcio, nem desquite, jamais...



Se amar fosse tão fácil, não haveria assaltantes e as mulheres gestantes não tirariam seu feto, nem haveria assassinos, nem preços exorbitantes, nem os que ganham demais, nem os que ganham de menos.

Se amar fosse tão fácil nem soldados haveria, pois ninguém agrediria, no máximo ajudariam no combate ao cão feroz. Mas o amor é sentimento que depende de um 'eu quero', seguido de um 'eu espero'; e a vontade é rebelde, o homem, um egoísta que maximiza seu 'eu' por isso, o amor é difícil.

Jesus Cristo não brincava quando nos mandou amar. E quando morreu, amando, deu a suprema lição. Não se ama por ser fácil, ama-se porque é preciso!

Pe. José Fernandes de Oliveira - Pe. Zezinho, scj

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PRECISAMOS DE SANTOS DE CALÇA JEANS



Precisamos de Santos sem véu  ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. 
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.
Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

(João Paulo II)


domingo, 8 de janeiro de 2012

IMAGEM DE MONUMENTO EM FAVOR DA VIDA CORRE O MUNDO DA INTERNET


Representando a dor ocasionada pelo aborto, a imagem de um monumento inaugurado na Eslováquia no último mês de outubro deu a volta ao mundo. Centenas de internautas das redes sociais, especialmente do Facebook, ficaram impactados, teceram diversos comentários e compartilharam a imagem do jovem artista eslovaco, Martin Hudaceka.
O monumento, que também causou grande impacto nos eslovacos, representa uma mãe, talhada em pedra, ajoelhada no solo, e que segundo o autor, lamenta haver abortado seu filho. Ao lado da mãe, um bebê feito em cristal, representando seu filho.
O monumento foi iniciativa de um grupo de jovens mulheres e mães que, conscientes do valor da vida humana, especialmente a partir da concepção, quiseram conscientizar os cidadãos sobre o valor da vida, e o dano, não somente físico, mas psicológico que acaba padecendo a mulher que aborta.

VIDA TRANSFORMADA PELO ESPÍRITO DE DEUS

"A renovação da Igreja, de todo o povo de Deus não pode ser atingida, colocada em prática, senão através da intervenção do Espírito Santo".
"...Porquanto não recebestes um espírito de escravidão, para viverdes ainda no temor, mas recebestes um espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai" Amado Filho da Igreja, é vontade de Deus que vivamos intensamente como seus filhos amados. Neste momento, Deus quer tocar o seu coração, renovar a sua vida por inteiro. É o Kairós! O tempo da graça! Por isso, clame! Deseje ser tocado, agora, pelo Espírito, entregue a Ele a sua vida. Peça: Acendei, Senhor, em mim o fogo do vosso amor!
Quando o Espírito Santo vem, começa revelando ao homem uma imagem de Deus, não como um obstáculo ou como um inimigo, o adversário da nossa alegria. Ao contrário, Deus é mostrado a nós como um aliado, um Pai que realmente tem cuidado de nós, alguém que nos ama de tal maneira que nos deu seu Filho único. Desse modo, o homem começa a voltar-se para Deus como a um Pai. É então o momento em que, a partir de um escravo, nasce um filho livre. Um filho, um pequenino de Deus. É isto que é nascer de novo pelo Espírito e pela água. E o novo homem diz: “Aba! Pai!” Como o Espírito Santo realiza essa transformação do homem de escravo para filho? Como realiza isto? É pelo amor. A resposta é essa: com amor. A nova lei é o mandamento de amar a Deus e ao próximo. Melhor ainda, Deus ama o homem. O amor é, portanto, a nova lei. É por isso que o apóstolo Paulo diz que o amor de Deus foi derramado em nossos corações através do Espírito Santo que nos foi dado. É o que quis dizer Ezequiel com sua bela profecia: “Tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei o meu Espírito”. Um novo coração é o coração de Deus. É o Espírito Santo, o coração novo já dentro de nós. Deus nos dá esta nova vida pelo poder do seu Espírito, mas você pode se perguntar: Como viver isso diariamente? Como experimentar dia a dia um novo Pentecostes que encha meu coração do amor de Deus? Tome conosco a Palavra de Deus em Jo 1,35-42. Neste trecho encontramos quatro passos que poderão nos levar a perseverar na vida nova que o Senhor nos deu: 1. Escutar e crer na palavra de Deus. Veja o v. 37: os dois discípulos escutaram esta palavra e seguiram Jesus. Seguiram porque escutaram e creram que Jesus é o Cordeiro de Deus; 2. Permanecer com Jesus. Veja o v. 39b: ...e permaneceram junto dele naquele dia. Trata-se de criar intimidade com o Senhor na oração diária e fiel. Não apenas estar com Jesus, mas permanecer (continuidade) com ele. 3. Levar Jesus às outras pessoas. Cf. o v. 41: ele foi ter com seu irmão Simão e disse: ‘encontramos o Messias’. O encontro com o Senhor gera a necessidade de falar da experiência: não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. Você falou de Jesus para alguém? Neste Ano Novo faça esta experiência. Evangelize! 4. Levar as pessoas a Jesus. Cf. o v. 42: ele (André) o (Simão) conduziu a Jesus. Talvez você tenha muitos amigos. Joga futebol com eles, fala de tantas coisas banais, os leva a festas, mas você já os levou a Jesus? Não? Então não perca tempo! Leve seus amigos para Jesus a fim de que eles façam a experiência que você fez e se alegrem. Mas, e se eles não quiserem ir com você à Igreja? Leve-os com sua oração ao coração de Jesus e Jesus mesmo os tocará com sua graça. Siga estes passos, meu irmão, neste Novo Ano e tenha a certeza: as coisas vão mudar! Assim como aconteceu com Simão que mudou para Cefas. E todos nós sabemos o que significa esta mudança! Deus lhe abençoe e dê um ano de 2012 repleto de sua presença!
Com carinho e orações,

Fabiana Araujo.