Mãe é uma palavra que cresce conosco, nos acompanha e que pronunciaremos por todo o existir. A cada dia é possível descobrir um novo sinônimo que traduz e ensina a compreender o que MÃE verdadeiramente significa.
Quem não já constatou e vivenciou que mãe é amor? E não é qualquer amor, é o amor que mais se aproxima do amor de Deus, porque é incondicional, apenas ama e se reverte toda de amor, por amor a um filho sofre em gritos silenciosos as suas dores, prioriza e toma para si as dores de suas crias e ainda diz sem pestanejar “se preciso for dou a minha vida por meu filho.” Amor lembra coração e como um afável ciclo, coração lembra mãe, pois não se ouviu falar em existir neste mundo um coração tão grande e acolhedor como o coração de mãe. O coração de mãe é morada, é abrigo, na verdade é um pedacinho do céu que Deus emprestou aos homens.
Hoje descobri que mãe além de todos os predicados e adjetivos que lhe são atribuídos significa “reflexo” compreendem a expressão “ amor reflete amor”? Então! É na transparência e pureza desse sentimento que é possível contemplar a beleza do olhar doce e calmo de dona Iva e sua devoção por Nossa Senhora das Graças, a força da Marta e sua serenidade toda vez que se recolhe e faz sua oração silente diante da imagem de Maria ao término de cada celebração. Na presença e perseverança da Francinete, Márcia e a senhora Jesus que nas suas lutas interiores e diárias doam-se inteiramente a cada missa diante da eucaristia.
O amor de mãe se reflete na Jane e na Geilka, que dedicam suas tardes de sábado e manhãs de domingos para cuidar, preparar e educar para a igreja os seus vários filhos que abraçaram por obediência a Deus.
Mãe é doação e perseverança da Dila e Sônia que se disponibilizam a servir a Deus cantando alegremente nas missas de quintas-feiras nem que seja só no “gogó”e mesmo que desafinado, é perceptível a grandeza e a singeleza de como fazem.
Mãe é determinação, atitude e disposição da Nildeth para ela não tem essa de fardo pesado e complicado de se carregar.
Mãe é doçura e aprendiz como a Sônia Martins (bonequinha) que torna a vida dos filhos e amigos mais doce e a cada dia abre mais o seu coração para ser mais de Deus.
Mãe é jardim de Rosas e Rosalindas que nos encantam com seu perfume.
Mãe é testemunho de fé como a Suely e marca da promessa como a Faraildes.
Mãe é hospitalidade e a alegria da Laurena toda vez que Nossa Senhora bate à sua porta e lhe pede um cantinho para se hospedar.
Mãe é experiência e devoção da Aldeíde, das Antonias e Teresas, Franciscas, Javes, Josefa, Zeneide, das Marias, da Luiza, da Nazaré, da Justina, e Dalva, Raimunda e Aparecida, da Socorro, da Rita e Beneditas e de todas as senhoras do sagrado coração que na simplicidade mariana e em suas orações do terço, são donas de casa que humildemente nos ensinam a ser filhos e servos na casa de Deus.
Mãe é intercessão como a Delcenir e a Zefinha juntamente com todas as mães que se foram, mas que lá do céu oram, guardam e acompanham velando o caminhar de seus filhos.
Mãe é rainha que a Márcia Regina carrega em seu nome, na sua humilde realeza se faz pequena, mansa, paciente e contemplativa e se alegra a cada canção e rito da celebração porque é sensível a presença de Deus. Sendo assim mãe é contemplação e admiração que é bonito de ver na pequena Ana todas as vezes que se põe de joelhos a adorar a Jesus sacramentado.
Mãe é educadora da vida como a Terezinha que temos a graça de aprender o ofício de seguir retamente a Deus só em observá-la na maneira como trabalha para o Senhor e concilia suas dificuldades como mãe de filhinhas pequenas que, diga-se de passagem, requerem todo o seu tempo e mesmo assim não abre mão de ser fiel a Deus.
Cada mãe particularmente com suas histórias sofridas, alegres, superadas ou esperadas, com sua fé, paciência e tolerância que é típico de mãe sem perceberem fazem de seus corações um novo céu! E com jeito único e peculiar de serem todas em unidade são reflexo de Maria a mãe das mães. Sendo vocês reflexos de Maria, também são reflexo do amor de Deus.
Mãe é caminho, ou melhor, uma trilha para nós filhos que nos conduz a experimentar ao sublime amor de Deus.
A todas as mães de nossa comunidade...
Um feliz e merecido dia.
Ione Aquino