Total de visualizações de página

sábado, 31 de dezembro de 2011

PÁGINAS EM BRANCO



Quando o final de mais um ano se aproxima o que esperar do novo ano?
Pessoas planejam, revêem seus conceitos, metas e planos, fazem um balanço dos saldos positivos e negativos do ano vivido e apóiam-se nas expectativas de um ano novo melhor do que o anterior.
Se no ano que se passou os saldos positivos foram maiores, antes de qualquer coisa agradeça a Deus por permitir momentos de grandes idealizações e realizações em sua vida. Se os saldos negativos tiveram maior proporção louvai a Deus em todas as circunstâncias e esperai no Senhor sempre.
Não desanime, Deus vos dá uma nova chance de reescrever a sua história. Acolha o novo ano como um caderno com páginas em branco, cada página é um presente de Deus, são as oportunidades que virão, as metas que serão alcançadas, as dificuldades que sempre existirão, mas que serão vencidas, o tão esperado amor, a vitória no vestibular, a chegada de um novo membro na família, a saudade...
Permita-se preencher as linhas dessas novas páginas sob olhar e os cuidados de Jesus, com humildade de criança que está aprendendo a escrever, mas que pede ajuda quando não consegue fazer os traços das letras, e a professora segura sua mão e o ajuda a definir as palavras.   
Da mesma forma permita que o Senhor segure sua mão ajudando-lhe a escrever a sua história.
Ao invés de superstições, faça uma oração! Essa sim é infalível.
Almeje ser feliz não esperando coisas grandes acontecerem, às vezes o ano passa e deixamos momentos felizes se perderem porque não conseguimos enxergá-los na simplicidade das situações em que somos submetidos e não os registramos, e assim ficarão os espaços em branco em nosso caderno, que não poderão ser mais escritos.
Nesse novo ano entregue toda sua vida a Jesus e permita que ele tome o comando de tudo.
Um ano novo com mais Jesus e Maria na sua vida!
Amém.

Ione Aquino


sábado, 24 de dezembro de 2011

UM LUGAR ESPECIAL NA MANJEDOURA DO MENINO DEUS PRA VOCÊ!




Aqueles que não compreendem o mistério do nascimento de Jesus há de pensar... Não é para qualquer um dividir o dia do seu nascimento com um aniversariante tão ilustre como Jesus, onde todas as honras homenagens e atenção são merecidamente voltadas a Ele, mas para o que é temente a Deus é benção, é graça, é dádiva festejar o dom da vida no mesmo dia em que as pessoas renovam a esperança à espera do nascimento do menino Jesus. Não é mesmo seu Marco Antonio?
Queremos que o senhor saiba que também é muito especial para nós da comunidade Nossa Senhora das graças, e que temos motivos de sobra para celebrar a sua vida.
Por que?  Ah, porque nós “Gós d'ôcê demais, uai!”
O seu Marco Antonio é um senhor de bem, justo, de bom caráter, homem de boa percepção do que está a sua volta, consegue enxergar longe, tem visão de águia por isso procura buscar as coisas do alto, é ovelha é pastor, é um pai e esposo exemplar, é percebível na família linda de vocês, afinal, nos dias de hoje não é nada fácil educar os filhos a trilharem retamente nos caminhos do Senhor. Tem um jeitinho mineirinho marcante, personalidade forte, mas possui um coração enorme e de uma nobreza na alma admirável, está sempre disponível a ajudar e colaborar coma nossa igreja. Possui o coração mariano e está sempre aberto a oração do terço.
Neste dia tão especial para o mundo, o próprio menino Jesus nos presenteou com a sua companhia e sua amizade. Certamente na manjedoura do coração do menino Deus tem um lugar amorosamente reservado pra você!

Um feliz aniversário com todo apreço da comunidade Nossa Senhora das graças.


HOMENAGEM GRUPO DE ORAÇÃO R-12




         Uma história se constrói com movimentos...



...Mas o que seria de uma história sem os seus personagens? Certamente não teria enredo, não teria começo e nem fim. Daí a importância de cada um, presente na história do R-12. Nesta história não há contraregra, coadjuvantes, moçinho (a), nem vilão... Somos todos protagonistas cujo papel principal é ser servo, ser pequenos, filhos e irmãos uns dos outros. História esta que começou há 18 anos, e continua ainda a ser escrita pelo o grande autor: o nosso Deus.
O R-12 foi cenário da vida de tanta gente, incontáveis pessoas já passaram por aqui, se encontraram, tornaram-se pessoas melhores, constituíram famílias, cresceram nesse lugar. O R-12 foi ponto de partida, de encontros e de chegada... Foi berço, foi casa, mas nunca deixou de ser família sempre a espera de seus membros.
Quantos sorrisos, quantas lágrimas, momentos íntimos e únicos diante Deus que permanecerão gravados nos corações dos “R-dozianos.”
Se pararmos para pensar agora, perceberemos que diante de todos os problemas, em meio a tantas quedas e recaídas, temos muito a agradecer, porque no coração de quem ama e fez essa história, permanecerão sempre os momentos bons que vivemos e presenciamos aqui. Não há como esquecer: as brincadeiras e risadas incontroláveis que contagiava a todos durante as orações do terço nas peregrinações tinha gente que ria e chorava..., as primeiras evangelizações nas casas...
Lembram, lá do comecinho?! As aventuras durante as madrugadas para fazer serenatas, os almoços que programávamos só para passar o final de semana inteiro juntos, os incentivos durante as formações de pregadores que resultava em satisfação quando víamos o resultado na primeira pregação dos que ousavam experimentar a praticar.
As canções que acabaram virando nossa trilha sonora, as declarações de amor feitas uns para os outros, os bilhetinhos, os irmãos que eram fontes de inspiração, quem já não quis  um dia pregar como Jerônimo, ou como o Fernando, como a Fabiana, quem não admira a perseverança e serenidade de liderar da Grace, a presença marcante por detrás dos bastidores desde quando tudo começou até os dias de hoje do Robson. 
  A paciência e zelo com as coisas de Deus do Antônio, o testemunho de fé do Dominguinhos e a ternura mariana da Elane, a beleza dos gestos e passos da Renilda quando dançava pra Jesus, o amor a obra R-12 que o Rayman fazia questão de demonstrar, a mansidão da Aldinéia, o desprendimento da Faraildes, a contemplação do Kennedy em adoração, a devoção mariana da Polyana, da Patrícia, os detalhes e pequenos toques nas coisas que idealizávamos que só o Allison sabe dar, o entusiasmo do Carlão e sua “cara limpa” na hora de pedir doações para os retiros e eventos do grupo.
O regaçar das “mangas” sempre em prontidão da Ana Keyla e Isabel, a inocência de menino do Mateus. A alegria do Júnior a cada reunião, o Wilson que de menino levado foi moldado e se tornou esse exemplo de homem de Deus. A agradável companhia da Maristella. As partilhas que refletia os sentimentos de todos, mas que ninguém expressava tão bem quanto o Leonardo quando abria o coração, e, diga-se de passagem, quem não sente saudades de suas pregações, ou de suas locuções no programa Livre louvor.
Como não se identificar com o que há de humano e divino na Delkênia com suas lutas constantes entre a fé e razão, mas sempre solícita e atenta a tudo. Como é lindo ver Vanessa nos momentos de oração, cantando e chorando, vivendo cada minuto daqueles como se fosse o último de sua vida. Ou ainda o Gilson o paizão que pra tudo encontra jeito quando ninguém mais acha ter solução. E o Joelson com toda sua empolgação tentando envolver os demais.
E como pensar em santidade e não lembrar do sempre tão dócil Agamenon?
A doação do Will, do Léo no ministério de música, dando o seu melhor para Deus. “Deu saudade agora viu Léo!”
Como também deu saudade da época do Cleone no contrabaixo todo desajeitado e de sua fã n° 1 aplaudindo dando força lá no fundo do salão, a Ivonede. E claro da Leide e da Renata que muito contribuiu com o R-12.
E a galera do R-12 “kids” somos testemunhas dessa nova geração aprendendo junto conosco a querer ser mais de Deus.
E tantos outros servos que foram “tijolos” essenciais para construção do R-12.
Entendem agora como uma história se constrói com movimentos? Movimentos esses conduzidos pelo Santo Espírito que nos trouxe aqui e nos escolheu para protagonizar essa linda história.



Louvado seja o nosso Deus por tudo que realizou em nós na obra R-12.





Ione aquino























terça-feira, 29 de novembro de 2011

Deus ama você!!!

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, infundiu nele o espírito de vida e o destinou à felicidade. Deus inscreve na humanidade a vocação ao amor. O amor é, portanto, a fundamental e originaria vocação do ser humano. Deus, ao criar, estabelece um plano maravilhoso de harmonia, paz e amor para o ser humano.Criou-nos em harmonia perfeita: Com ele; numa relação pessoal, intima e permanente; Com os outros; numa relação de justiça, verdade e serviço; Conosco mesmos; com segurança, paz e domínio próprio; Com toda a criação; sendo livres e não escravos das coisas deste mundo.

1. DEUS O AMA PESSOALMENTE PORQUE É SEU PAI
Deus ama a cada um pessoalmente, com um amor especial, de acordo com a necessidade de cada um. Desde o ventre de sua mãe Ele te conhecia e te amava (Jr. 1,4-10). Ele chama você pelo nome e diz: “nada temas, te resgato. Eu te chamo pelo nome. Nada temas te resgato, és meu” (Is. 43,1-7), Deus o ama simplesmente porque Ele é seu Pai. Deus o ama simplesmente porque você é filho dele. Ele diz a cada um no mais profundo ser: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei” (At. 13,33), e ainda: ‘Tu és meu filho amado, no qual ponho as minhas complacências’(Mt. 3,17).

2. DEUS O AMA INCONDICIONALMENTE PORQUE É AMOR
“Deus é amor” (1Jo. 4,8). Deus não impõe a você nenhuma condição para amá-lo. Simplesmente o ama como você é neste momento. Não importa o que você foi no passado, o que seja hoje ou o que será no futuro: Deus ama você, simplesmente porque ele é amor. Não existe nada pelo que Deus deixara de amá-lo. Nada do que você fez diminuiu o amor de Deus por você e nada do que você fará irá diminuir o amor de Deus por você. Deus te ama com amor de eternidade.(Jr. 31,3). Está escrito em Isaias 54,10: “mesmo que as montanhas mudem de lugar e as colinas se abalem, jamais o meu amor abandonará você”. Deus ama você com suas qualidades e não deixa de amar por causa dos seus defeitos. Ele não ama você pelo que você faz e sim pelo que você é: seu filho amado. Não precisa colocar máscaras frente a ele. Ele ama você de uma maneira incondicional porque Ele é amor.

3. DEUS QUER O MELHOR PARA VOCÊ PORQUE VOCÊ É SEU FILHO
Deus ama você como você é e esta neste momento, mas você é feliz assim? Deus quer a sua realização total, sua felicidade. Deus tem um plano para sua vida, que fez com toda a sabedoria e amor e que só você pode desfrutar. O plano de Deus é sempre melhor do que o nosso. Como o céu excede a terra, assim o plano de Deus para a sua vida (Is. 55,9). O plano de Deus supera de muito o que você imagina ou pode pensar para o seu próprio bem: “Coisas que os olhos não viram nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem para os que o amam”(1Cor. 2,9).

4. DEUS O AMOU PRIMEIRO
Deus o ama e só pede que você creia em seu amor, confie no plano dele mais que no seu. Pede que você se deixe amar por Ele e não tanto que você o ame. Ele quer que você experimente o seu amor por você. Antes de você buscar a Deus, Ele já te buscava, amava e te atraia. “O amor consiste não em que amemos a Deus, mas em que Ele nos amou primeiro”. (1Jo. 4,10) Buscamos a Deus e queremos amá-lo, mas ninguém pode amá-lo sem antes ter experimentado o seu amor. Paremos e desejemos ardentemente ser alcançados por Ele, por seu amor.

5. CONCLUSÃO
Uma das provas mais simples de que Deus nos ama é a vida que nos dá a cada instante. “Se Deus deixasse de pensar em nós um só instante que seja, cairíamos no nada” (Kierkegaard – filósofo existencialista). Deus cria por amor e se alegra pela sua criação (Sf. 3,17). Quando nos perdemos, enviou o Seu filho, por amor, para nos salvar (Jo. 3,16-18). E agora, porque nos ama, quer nos dar o Espírito Santo para restaurar a nossa dignidade filial e para vivermos como irmãos em comunidade (Jo. 7,37; At. 1,8).

sábado, 24 de setembro de 2011

VOCÊ DECIDE O QUE QUER QUE SEJA ETERNO NA SUA VIDA.

Às vezes temos a terrível sensação diante de determinadas situações, que paramos na linha do tempo e nos tornamos passivos a nossa própria vida, deixando-a passar diante dos nossos olhos perdendo cada instante único que não voltará jamais. Achamos que não podemos fazer nada... por incapacidade ou por falta de vontade?
Existem pessoas que vivem anos assim, não se dão conta de quanto o tempo já passou e nada mudou, não tiveram coragem de pedir ajuda, não buscaram direcionamento espiritual, simplesmente entregaram os pontos, deixaram se esvaziar de si mesmo e não permitiram serem preenchidos de Cristo, é hora de dar-se conta que vazio não se preenche com vazio!
A vida é como um porto, inevitavelmente chegam pequenas e grandes embarcações, alegres, tristes, outras carregadas de dificuldades, mas também se ancoram as soluções, o ruim é quando permitimos que se vão.
“É preciso ser forte para se tornar grande: esse é nosso dever. A vida é uma luta da qual não podemos recuar, mas é necessário triunfar". (Pe. Pio)
O que quero que seja eterno na minha vida? Essa pergunta pode ser o ponto de partida para analisarmos toda a nossa história, optar por dar um novo rumo e permitir de antemão que Jesus venha nos preencher. Não dá pra abrir mão da própria vida. Deus te criou para dar certo! A vencer ou vencer... Para fazer jus ao seu projeto de amor que é a sua vida.
 por toda a vida nos depararemos com diversas situações em que teremos que fazer escolhas e não permití-la que simplesmente passe diante dos nossos olhos.
Ninguém pode viver a sua história ou lutar por você!
Você é que pode decidir o que quer que seja eterno em sua vida.

Ione Aquino









quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Precioso Servo de Deus


- Quem vai celebrar a missa hoje?
- O santo!
- Quem está no confessionário?
- O santo! Sempre quando alguém respondia assim, já sabíamos que se tratava de frei Benjamim.
            E certamente permanecerá assim nos corações e vivo na memória como o santo dos pequeninos por sua doação sem medida pelas crianças carentes da vila Madermina, que demonstravam brilho no olhar e grande alegria quando avistavam de longe o “vovô” ou o “papai Noel” como o chamavam que não media esforços para ajudá-los dando auxílio espiritual e social às famílias carentes.
Ou ainda em suas visitas às crianças internadas no hospital infantil, frei Benjamim após a missa especial que presidia para elas, saia de enfermaria em enfermaria abençoando a cada uma e lhes presenteava com brinquedos, biscoitos e chocolates... Em uma dessas missas tive a oportunidade de vê-lo partilhando e jamais esquecerei a verdade e a intensidade com que dizia: “Passei a madrugada embalando os chocolates, e sorrindo complementou: Nada nesse mundo me deixa mais feliz que agradar minhas criancinhas!“
Frei Benjamim sempre encontrava um jeitinho de mobilizar as pessoas a fazerem doações e ajudar o próximo! frei Arilson comentou há algum tempo em um de seus sermões cujo o evangelho do dia era sobre santidade, que não precisava irmos longe, pois havia um santo vivo no meio de nós! E emocionado nos contou que próximo a data do aniversário de frei benjamim perguntou-lhe o que gostaria que lhes desse de presente. Ele respondeu: “Uma geladeira.” Não queria nada para consumo próprio, absolutamente nada, queria uma geladeira para doar a uma família muito pobre que havia conhecido e que não tinha o utensílio doméstico. Frei Arilson então realizou uma campanha em prol de satisfazer a vontade do “santo velhinho.”
Encantava-nos quando na hora do parabéns ou nos finais das celebrações tirava um pirulito da batina e oferecia aos aniversariantes e para a criançada quando a missa terminava, até os adultos regressavam... por uns instantes voltavam a ser criança e entravam na fila para também ganhar um pirulito e seu sorriso.
Jamais esqueceremos sua voz cansada e baixinha, mas muito doce, serena e de seu sotaque italiano que quase sempre não dava pra entender, porém dava pra sentir e vivenciar só de ver a alegria e toda a sua devoção quando anunciava a palavra de Deus, ou quando literalmente como na canção não sabíamos se a igreja subia ou se o céu descia quando frei Benjamim a missa celebrava.
Momentos sublimes era presenciar o nosso velhinho com os olhos fitados em Jesus eucarístico, e de quando passava horas no confessionário ouvindo aos fiéis, mesmo quando deveria estar de repouso sob orientação médica.
Frei Benjamim amava servir a Deus, amava o próximo, e o bom velhinho também era amado e querido por todos os paroquianos, por todas as famílias que recebiam seu auxílio e por suas crianças.
O céu está em festa!
Lembrando de seu sorriso e de todos os seus feitos quase não há espaço no coração para tristeza, porque sabemos como disse santo Agostinho “a morte não é nada eu apenas passei para o outro lado do caminho.” Nosso querido frei apenas passou para o outro lado do caminho e continuará sendo o que sempre foi para nós!                                                                               
                                                                 O SANTO Frei Benjamim.
                          ...Aos pobres deem sempre o melhor!
                 (Frei Benjamim Zanardini)                                                                            

 Por Ione Aquino   

domingo, 31 de julho de 2011

No tempo de Deus aprendemos a viver o que cada estação traz consigo.

Aqui estou aprendendo a esperar pelo tempo de Deus, pois os ponteiros que marcam o meu tempo são precoces e antecipam as estações.
Sempre achamos que somos capazes de tomar nossas próprias decisões e vivemos assim como queremos, quando superficialmente dizemos que vivemos como Deus quer... e você já perguntou a Deus como Ele quer que viva?
Muitas vezes passamos por situações que não saíram nada como o planejado, porque simplesmente colocamos Deus à margem da situação e decidimos levar adiante, sem perceber atropelamos os seus planos para impor os nossos.
Antecipamos o inverno, e nem sempre estamos preparados para passar pelo frio, esquecemos dos agasalhos, afinal não esperávamos que o inverno tão logo chegasse.
Tantas vezes espiritualmente não passamos por esse frio não é mesmo? E como a geleira dói, não resistimos e deixamos o coração ser petrificado por ela. É necessário se dispor a ação de Deus e deixar que suas chamas derretam toda a geleira do coração, e esse processo leva tempo. Sabe a água formada pelo derretimento da geleira? Deus a faz levar consigo todas as nossas atitudes que não tiveram a sua aprovação, e nos dá a oportunidade de recomeçar.
Esse recomeço nos leva a viver o outono e a sofrer as demoras do tempo de Deus, e sabemos que não é nada fácil. Porém é tempo de colher o que o tempo de Deus tem a nos ensinar e amadurecer! Para então sabiamente usufruir o que a primavera tem a ofertar... quando ela chegar!  

Por Ione Aquino



domingo, 3 de julho de 2011

VIVO SEM VIVER EM MIM.

Vivo sem viver em mim,
E tão alta vida espero,
Que morro porque não morro.

Vivo já fora de mim,
Desde que morro d’Amor
Porque vivo no Senhor
Que me escolheu para Si;
Quando o coração Lhe dei

Com terno amor lhe gravei:
Que morro porque não morro.

Esta divina prisão
Do grande amor em que vivo,
Fez a Deus ser meu cativo,
e livre o meu coração;
E causa em mim tal paixão

Ser eu de Deus a prisão,
Que morro porque não morro.
Ai que longa é esta vida!
Que duros estes desterros!

Este cárcere, estes ferros
Onde a alma está metida.
Só de esperar a saída
Me causa dor tão sentida,
Que morro porque não morro.

Ai, que vida tão amarga
Por não gozar o Senhor!
Pois sendo doce o amor,
Não o é, a espera larga;

Tira-me, ó Deus, este fardo
Tão pesado e tão amargo,
Que morro porque não morro.

Só com esta confiança
Vivo porque hei-de morrer.
Porque morrendo, o viver
Me assegura a esperança;
Morte do viver s’alcança;
Vem depressa em meu socorro,
Que morro porque não morro.


Olha que o amor é forte;
Vida, não sejas molesta,
Olha que apenas te resta
Para ganhar-te o perder-te;
Vem depressa doce morte
Acolhe-me em teu socorro
Que morro porque não morro.

Do Alto, aquela vida
Que é a vida prometida,
Até que seja perdida
Não se tem, estando viva;
Morte não sejas esquiva;
Vem depressa em meu socorro,
Que morro porque não morro.

Vida, que posso eu dar
A meu Deus que vive em mim
Se não é perdeste enfim
Para melhor O gozar?
Morrendo O quero alcançar,
Pois nele está meu socorro
Que morro porque não morro.
Poesia: Santa Teresa D´Avila.

sábado, 2 de julho de 2011

Tu me amas?


Pedro  acompanhou Cristo durante um bom tempo e nesse período compartilhou e viveu intensamente seus ensinamentos. Imaginemos sua tristeza e frustração por tê-lo negado por três vezes antes que o galo cantasse, como dissera o Senhor que faria. Inicialmente Pedro hesitou, para ele jamais cometeria tamanha traição. O fato é que chegada à hora Pedro assim o fez, e cometendo tal atitude se entristeceu, por ter magoado o coração de Jesus. Pedro não se achava mais digno de andar com os outros discípulos, pois tinha vergonha de si mesmo.
Quantos de nós não cometemos a mesma atitude de Pedro? E também negamos a Jesus! E negando- O, acabamos encontrando um motivo para também não acharmo-nos dignos da confiança do Senhor.
O mais interessante em refletir essa passagem bíblica é percebemos que Jesus não deixou de amá-lo tão intensamente como sempre o amou!
Jesus pergunta a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes"?  Ele respondeu: "Sim, Senhor, Tu sabes que te amo". E Jesus fez essa mesma pergunta por três vezes a Simão. (Jo 21,15-25).  Jesus o conhecia e sabia o quanto Pedro O amava, mas Pedro precisaria acreditar primeiro no amor que sentia por Jesus, para enfim vencer o medo de avançar e mergulhar em águas mais profundas.
Cristo jamais pensou em desistir de Pedro e de torná-lo pescador de homens. Hoje Pedro somos nós, da mesma forma jamais se passou no coração de Jesus desistir de você!
Ele conhece nossos corações, vê nossas quedas, fraquezas, os temores, as vezes que O negamos e todos os motivos que nos afastamos. O desejo de Seu coração é que também acreditemos no amor que sentimos por Ele e reconhecendo percamos o medo de verdadeiramente amá-lo.

“Sim Senhor, Tu sabes que te amo!”


Ione Aquino

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DEUS NOS ESCULPE PARA SERMOS GRAÇA.

Deus com seu misericordioso amor age na vida das pessoas de maneira inefável, nem sempre nos damos conta de suas ações, e leva tempo pra “ficha cair”, mas uma coisa posso lhes afirmar Ele se manifesta. Somos preparados a sermos instrumentos do vosso amor, é como se confiasse em nossas mãos vidas que precisam aprender a buscá-lo e entender que só em Deus encontramos respostas e soluções e que é possível experimentar do seu doce amor mesmo que tudo em suas vidas pareçam estar mergulhado em fel.
A nossa força não é senão fraqueza” (Sta. Teresinha), mesmo com todas as nossas mazelas, Deus nos esculpe para sermos graça na vida de pessoas carentes do Seu amor, vai colocando você em situações que exige inteira entrega e doação, mesmo não O compreendendo Deus tem um propósito para cada um de nós. O maior deles é fundamentado na confiança que Deus deposita em você!
Deus faz a graça acontecer em nossas vidas quando nos permitimos amar e tudo dar, pois amor e doação se fundem.
Somos usados quando nos deixamos quebrantar e colocamos de lado o orgulho, e junto com ele todo o nosso egoísmo, quando desejamos estar em último lugar para que Deus ocupe o primeiro.

Permita-nos Jesus sermos fiéis no pouco sempre!


Ione aquino

sábado, 14 de maio de 2011

UNIÃO HOMOAFETIVA – A FAMILIA É OUTRA REALIDADE



Apresentamos a nota divulgada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou a união estável entre pessoas do mesmo sexo.
* * * 
A diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural. As Sagradas Escrituras, por sua vez, revelam que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e os destinou a ser uma só carne (cf. Gn 1,27; 2,24). Assim, a família é o âmbito adequado para a plena realização humana, o desenvolvimento das diversas gerações e constitui o maior bem das pessoas.
As pessoas que sentem atração sexual exclusiva ou predominante pelo mesmo sexo são merecedoras de respeito e consideração. Repudiamos todo tipo de discriminação e violência que fere sua dignidade de pessoa humana (cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 2357-2358).
As uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo recebem agora em nosso País reconhecimento do Estado. Tais uniões não podem ser equiparadas à família, que se fundamenta no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e educação dos filhos. Equiparar as uniões entre pessoas do mesmo sexo à família descaracteriza a sua identidade e ameaça a estabilidade da mesma. É um fato real que a família é um recurso humano e social incomparável, além de ser também uma grande benfeitora da humanidade. Ela favorece a integração de todas as gerações, dá amparo aos doentes e idosos, socorre os desempregados e pessoas portadoras de deficiência. Portanto têm o direito de ser valorizada e protegida pelo Estado.
É atribuição do Congresso Nacional propor e votar leis, cabendo ao governo garanti-las. Preocupa-nos ver os poderes constituídos ultrapassarem os limites de sua competência, como aconteceu com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Não é a primeira vez que no Brasil acontecem conflitos dessa natureza que comprometem a ética na política.
A instituição familiar corresponde ao desígnio de Deus e é tão fundamental para a pessoa que o Senhor elevou o Matrimônio à dignidade de Sacramento. Assim, motivados pelo Documento de Aparecida, propomo-nos a renovar o nosso empenho por uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa.
Jesus Cristo Ressuscitado, fonte de Vida e Senhor da história, que nasceu, cresceu e viveu na Sagrada Família de Nazaré, pela intercessão da Virgem Maria e de São José, seu esposo, ilumine o povo brasileiro e seus governantes no compromisso pela promoção e defesa da família.


 FONTE: CNBB

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PERMANECER NO AMOR


Crer quando todos os recursos fracassam agrada muitíssimo a Deus. Jesus disse a Tomé “Porque me viste, Tomé creste; bem aventurados os que não viram e creram. João 20,29.
Bem aventurados os que creem quando não existe evidência de uma resposta a sua oração. Bem aventurados aqueles que confiam mais além da esperança quando todos os meios fracassaram. Alguém chegou a um lugar de desespero, ao final da esperança e ao término de todo recurso. Um ser querido enfrenta a morte, e os médicos não dão esperança. A morte parece inevitável. A esperança se foi. Orou pelo milagre, porem, esse não aconteceu. É nesse momento quando as dores se dirigem a atacar sua mente com medo, ira e perguntas  como: “Onde está teu Deus? Você orou até não lhe restaram lágrimas, jejuou, confiou...” Para aqueles que passam pelo vale da sombra da morte, ouçam essas palavras: O pranto durará algumas tenebrosas e terríveis noites, mas em meio a essa escuridão logo se ouvirá o sussurro do Pai: “Eu estou contigo. Nesse momento não posso lhe dizer por que, mas um dia tudo terá sentido. Verás que tudo era parte de meu plano. Não foi um acidente. Não foi um fracasso da tua parte. Agarre-se com força. Deixe Eu te abraçar nessa hora de dor”

Amado, Deus nunca deixou de te amar e agir na sua vida com bondade. Quando todos os recursos falham, quando todos se foram, quando tudo parece estar perdido, Seu amor prevalece! Olhe para Ele. Permaneça firme em Sua Palavra. Não há outra esperança nesse mundo e você foi criado para ser feliz. Acredite...


Fabiana Araújo

domingo, 8 de maio de 2011

A Melhor Mãe do Mundo

Certa vez vi uma reportagem que mostrava um prédio em chamas, onde os bombeiros haviam resgatado todos os moradores graças a Deus! Mas quem roubou a cena do salvamento foi uma gatinha que tirou seu filhotinhos um a um do incêndio carregando-os pela boca. Louvável instinto de mãe que superou a razão.
A melhor mãe do mundo vai além do gerar a vida e de ser simplesmente a progenitora, é aquela que chora de felicidade ao ouvir o choro e ao ver pela primeira vez o rostinho do seu pequenino, é verdadeiramente um sincero amor a primeira vista. Ensina a dar os primeiros passos e não importa quanto o tempo passe quem é filho será sempre a criança que precisa de colo e da sua proteção.
Entristece-se quando vê triste o seu filho, se alegra com sua felicidade, passa noites acordada velando-o quando doente e agradece todos os dias pelo melhor presente que Deus lhe deu.
A melhor mãe do mundo aconselha, cuida, dar carinho, brinca, rir, chora junto, exorta, educa para o mundo e para a igreja, toma a forma de Maria a mãe do filho de Deus.
Mortifica-se para quem mais ama viva...  não impõe condições, amor gratuito, amor perfeito!
Se buscarmos alguém no mundo que nos ame tão perfeitamente como uma mãe,  seria uma busca sem fim, porque não existe amor mais próximo ao amor de Deus como o de mãe. É rosa que não morre mesmo que não venha ser regada.
Imagino que se perguntasse a Jesus quem é a melhor mãe do céu? Diria-nos que seria Maria a sua mamãe! Certamente se fizesse a mesma pergunta a você responderia que a melhor mãe do mundo é a sua!  Da mesma forma certifico-lhes que a minha é a melhor mãe do mundo!
Louvado seja Deus por cada presente nos dado, mesmo que já esteja no céu! nossas mães. 

Ione aquino

Reflexo de Maria... Reflexo do amor de Deus.


Mãe é uma palavra que cresce conosco, nos acompanha e que pronunciaremos por todo o existir. A cada dia é possível descobrir um novo sinônimo que traduz e ensina a compreender o que MÃE verdadeiramente significa.
Quem não já constatou e vivenciou que mãe é amor? E não é qualquer amor, é o amor que mais se aproxima do amor de Deus, porque é incondicional, apenas ama e se reverte toda de amor, por amor a um filho sofre em gritos silenciosos as suas dores, prioriza e toma para si as dores de suas crias e ainda diz sem pestanejar “se preciso for dou a minha vida por meu filho.” Amor lembra coração e como um afável ciclo, coração lembra mãe, pois não se ouviu falar em existir neste mundo um coração tão grande e acolhedor como o coração de mãe. O coração de mãe é morada, é abrigo, na verdade é um pedacinho do céu que Deus emprestou aos homens.
Hoje descobri que mãe além de todos os predicados e adjetivos que lhe são atribuídos significa “reflexo” compreendem a expressão “ amor reflete amor”? Então! É na transparência e pureza desse sentimento que é possível contemplar a beleza do olhar doce e calmo de dona Iva e sua devoção por Nossa Senhora das Graças, a força da Marta e sua serenidade toda vez que se recolhe e faz sua oração silente diante da imagem de Maria ao término de cada celebração. Na presença e perseverança da Francinete, Márcia e a senhora Jesus que nas suas lutas interiores e diárias doam-se inteiramente a cada missa diante da eucaristia.
            O amor de mãe se reflete na Jane e na Geilka, que dedicam suas tardes de sábado e manhãs de domingos para cuidar, preparar e educar para a igreja os seus vários filhos que abraçaram por obediência a Deus.
Mãe é doação e perseverança da Dila e Sônia que se disponibilizam a servir a Deus cantando alegremente nas missas de quintas-feiras nem que seja só no “gogó”e mesmo que desafinado, é perceptível a grandeza e a singeleza de como fazem.
Mãe é determinação, atitude e disposição da Nildeth para ela não tem essa de fardo pesado e complicado de se carregar.
Mãe é doçura e aprendiz como a Sônia Martins (bonequinha) que torna a vida dos filhos e amigos mais doce e a cada dia abre mais o seu coração para ser mais de Deus.
Mãe é jardim de Rosas e Rosalindas que nos encantam com seu perfume.
Mãe é testemunho de fé como a Suely e marca da promessa como a Faraildes.
Mãe é hospitalidade e a alegria da Laurena toda vez que Nossa Senhora bate à sua porta e lhe pede um cantinho para se hospedar.
Mãe é experiência e devoção da Aldeíde, das Antonias e Teresas, Franciscas, Javes, Josefa, Zeneide, das Marias, da Luiza, da Nazaré, da Justina, e Dalva, Raimunda e Aparecida, da Socorro, da Rita e Beneditas e de todas as senhoras do sagrado coração que na simplicidade mariana e em suas orações do terço, são donas de casa que  humildemente nos ensinam a ser filhos e servos na casa de Deus.
Mãe é intercessão como a Delcenir e a Zefinha juntamente com todas as mães que se foram, mas que lá do céu oram, guardam e acompanham velando o caminhar de seus filhos.
Mãe é rainha que a Márcia Regina carrega em seu nome, na sua humilde realeza se faz pequena, mansa, paciente e contemplativa e se alegra a cada canção e rito da celebração porque é sensível a presença de Deus. Sendo assim mãe é contemplação e admiração que é bonito de ver na pequena Ana todas as vezes que se põe de joelhos a adorar a Jesus sacramentado.
Mãe é educadora da vida como a Terezinha que temos a graça de aprender o ofício de seguir retamente a Deus só em observá-la na maneira como trabalha para o Senhor e concilia suas dificuldades como mãe de filhinhas pequenas que, diga-se de passagem, requerem todo o seu tempo e mesmo assim não abre mão de ser fiel a Deus.
Cada mãe particularmente com suas histórias sofridas, alegres, superadas ou esperadas, com sua fé, paciência e tolerância que é típico de mãe sem perceberem fazem de seus corações um novo céu!  E com jeito único e peculiar de serem todas em unidade são reflexo de Maria a mãe das mães. Sendo vocês reflexos de Maria, também são reflexo do amor de Deus.
Mãe é caminho, ou melhor, uma trilha para nós filhos que nos conduz a experimentar ao sublime amor de Deus.
                                                                             A todas as mães de nossa comunidade...
                                                                           Um feliz e merecido dia.

Ione Aquino