Em algum momento da sua vida, você já sentiu uma enorme saudade?
Não falo de qualquer saudade, é quase inexplicável... Saudade de você mesmo, ou de um pedaço de você que está em outro lugar, em outra pessoa, muito longe. Uma imensa saudade de ser feliz que chega a doer o coração e a alma?
Quando adolescente imaginava que não existia a felicidade por completo, e que mesmo feliz alguma coisa faltaria, meu conceito de felicidade era o seguinte: “Quando somos jovens temos tempo e saúde, mas não temos dinheiro, quando somos adultos temos dinheiro e saúde, mas não temos tempo, e quando somos velhos temos dinheiro, temos tempo, mas não temos saúde.” Resumidamente seria a vida de uma pessoa feliz. Hoje sei que “esse faltar alguma coisa” só pode ser preenchido por Deus e como disse Santa Tereza: Quem a Deus tem nada lhe falta, só Deus basta! Então quem a Deus tem se é feliz. E não faltam testemunhos de pessoas que viveram e alcançaram a felicidade plena sem nada ter. Os santos bem sabem do que falo. Deus é o tudo na vida de alguém. Afinal de contas porque é tão difícil, nos momentos solitários da vida buscarmos esse Tudo que nos faz superar nossas angústias, o vazio da alma, as tristezas, a sensação de abandono...? O ser humano precisa compreender mesmo que a “duras penas” que não existe felicidade sem Deus, e a nossa teimosia humana de querer ser dono de si próprio, nos faz cair e como é difícil levantar!
Uma coisa é certa é possível ser feliz no sofrimento, é possível ser feliz em meio às lágrimas de dor, é possível ser feliz quando tudo ao nosso vê parece impossível de se resolver, quando confiamos e entregamos tudo que temos e somos diante de Deus. Em todos os dias de nossas vidas temos que rever o primeiro amor, o perdão, fundamentando a nossa fé nos ensinamentos e milagres que o Senhor nos proporciona a todo instante sem cessar. Fazer de cada novo dia, a primeira experiência, o primeiro encontro com Jesus, pois um só dia que nos esquecemos de Deus, que não O colocamos em primeiro plano, fraquejamos e caímos e a saudade inexplicável volta.
A saudade de ser feliz é um estágio do sofrimento, este nos faz crescer espiritualmente, nos ensina com as tantas lágrimas derramadas buscar a misericórdia de Deus, e transformá-las em esperança, a querer ser de Deus, a nos abandonar, humilhar, reconhecer que somos inteiramente dependentes dele, nos faz voltar a ser criança que não tem medo de correr e saltar para os braços do Pai.
A saudade de ser feliz nos faz alcançar o verdadeiro mistério da plenitude suprema de Deus, o amor imensurável que Ele tem por cada um de seus filhos, o amor que nossa limitação humana é incapaz de imaginar de tão infinito que é, faz-nos encontrar o pedacinho de nós em Deus e descobrir a grandeza de Deus que a todo tempo estava bem guardado em nós, traz para perto a presença de quem sentimos falta, não falo da presença física, diante de Deus é possível saciar essa saudade sem ao menos tocá-las. E torna próximo o que longínquo estava. Para Deus nada é impossível. Ele tudo pode!
Ione Aquino
Nenhum comentário:
Postar um comentário